Associação Brasileira de Web Designers e Webmasters

Glossário

 

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N

NEWSLETTER: Boletim eletrônico enviado através de e-mail para pessoas cadastradas divulgando novidades, notícias e informações de determinada empresa. Importante ferramenta de marketing, inclusive no e-commerce.

O

OFF SET: Forma comercial da impressão litográfica planográfica. Método mais rápido e barato que os demais, no qual a tinta é transferida da chapa para a blanqueta de borracha e daí para o papel, sendo assim considerado um processo de impressão indireta.

OMBRELLONE: Peça tipo guarda-sol, tamanho gigante com formato da cobertura em quadrado para abrigar equipamentos ou várias pessoas.

ON PACK: Denominação de conjunto promocional confeccionado com filme termo-encolhível. Pode ser um "leve3 pague2" ou anexação de brinde.

OTC: Do inglês "Over the Counter", significa "em cima do balcão". Refere-se a produtos que podem ser comercializados sem receita médica.

OUT-DOOR: Grande painel de propaganda ao ar livre.

P

PACKSHOT: Tomada em close do produto usada na produção da mídia eletrônica.

PAINEL PERFURADO: Painel destinado a receber ganchos que permitem a apresentação de produtos pendurados com ou sem blister.

PANFLETO: Material impresso destinado à promoção e larga distribuição, geralmente produzido em pequenos formatos.

PANFLETAGEM: Ato de distribuir folhetos em locais estratégicos.

PANTONE ®: Catálogo internacional de referência de cores.

PAPEL OU PLÁSTICO FORRAÇÃO: Utilizado para forrar base de ilhas/pilhas ou pontas de gôndola.

PDV: Ponto-de-venda.

PÉ AMERICANO: Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo sua colocação na posição vertical.

PILHA: Agrupamento de produtos em locais de grande circulação dentro do estabelecimento.

PIN: Peça em forma de broche, produzido em metal esmaltado. Menor que o bottom.

PLASTIFICAÇÃO: Aplicação de um filme transparente, opaco ou brilhante para melhorar o aspecto e proteger o papel ou papelão.

PLOTAGEM: Processo de impressão que permite reproduzir imagens com qualidade fotográfica e pequena quantidade, em diversos tipos de materiais e formatos.

POLIESTIRENO (PS): Material plástico muito utilizado em peças promocionais feitas em vacuum forming.

PONTA DE GÔNDOLA: Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizado para promover e aumentar o giro de produtos.

PONTO DE DOSE: Local de comercialização onde a indústria de bebidas faz suas atividades promocionais, isto é, bares, boates e restaurantes.

PONTO EXTRA OU ESPAÇO ADICIONAL OU PONTO PROMOCIONAL: Local onde o produto é exposto de forma promocional (quando se oferece vantagem adicional aos consumidores), por tempo limitado. É um segundo local de exposição, além do espaço primário (ponto permanente ou ponto natural), que visa aumentar a rotação do produto.

PONTO FOCAL (Exibidor): Expositor que sintetiza uma ou várias unidades de uma família de produtos que estão à venda.

PONTO FRIO: É o local do ponto-de-venda com rendimento abaixo da média do estabelecimento e que geralmente escapa do fluxo natural da loja.

PONTO QUENTE: Local do canal-de-venda em que a venda de qualquer produto exposto é maior por metro linear que a média do estabelecimento. Este ponto gera uma zona de atração. Pode ser natural ou criado.

POPAI BRASIL: Entidade brasileira voltada ao merchandising do ponto-de-venda e conectado com o POPAI - Point-of-Purchase Advertising Internacional.

PORTA CARTAZETE: Suporte com trilhos nas laterais que permite constante troca dos cartazetes.

PORTA FOLHETO: Ver TAKE ONE.

PORTFÓLIO: Mix de produtos de uma determinada indústria ou marca. Linha de produtos listados de uma determinada categoria dentro de uma loja. Portfólio de produtos geralmente entende-se por todos os demais produtos de uma empresa que não são o "carro chefe" da mesma.

POSTER: Suporte de papel ou papelão para ser colocado em superfícies verticais.

PRE PACK: Ver EMBALAGEM DISPLAY.

PROMOÇÃO DE VENDAS: Conjunto de atividades desenvolvidas em favor de um determinado produto, em que se oferece, ao consumidor e/ou ao revendedor vantagem adicional, por um determinado período de tempo, como estímulo à compra.

PROMOTOR: Profissional designado para divulgar, demonstrar, expor, organizar, alocar e repor produtos dentro do estabelecimento comercial.

PROTÓTIPO: Modelo original da peça de merchandising, construído de forma artesanal ou mecanicamente.

PROVA DE MÁQUINA: Prova obtida na máquina no início da impressão.

PROVA DE PRELO: Prova obtida por impressão a partir do fotolito por processo manual.

PUSH GIRL: Ver DEMONSTRADOR(A).

Q

QUADRICROMIA: Impressão realizada através das quatro cores primárias.

QUIOSQUE: Espaço físico criado para alguma atividade promocional, que pode ter a forma de um balcão, um carrinho, algo que seja extra ao espaço tradicional dentro da loja, que poderá ter promotores divulgando, demonstrando ou degustando produtos.

R

RÉGUA: Ver FAIXA DE GÔNDOLA.

REGULAMENTO: Definição de critérios para participação de uma promoção que evolva sorteio.

REIMPRESSÃO: Novo lote de impressão.

REPRINT: Reprodução, na íntegra, de textos, reportagens ou depoimentos, colhidos de publicações, revistas ou periódicos, citando a fonte e o nome do autor.

RESINITE: Material plástico de fina espessura para melhor apresentar e proteger a embalagem.

RODÍZIO: Ver F.I.F.O.

ROOF TOP: Peça fabricada em lona plástica no formato de um pião, usado para publicidade. Inflado com ar para exposição permanente.

ROUGH (Rafi): Esboço de idéias através de imagens. Fase imediatamente anterior ao "layout".

S

SACOLA PROMOCIONAL: Peça produzida em materiais diversos, impressa com mensagens e/ou imagens promocionais.

SALES KIT: Normalmente utilizado em lançamento de produto ou campanha. É composta por um brinde, uma amostra do novo produto e um "broad side".

SAMPLING (Amostra Grátis): Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para motivar a experimentação.

SCANNER: Equipamento eletrônico utilizado para captar imagens analógicas e transformá-las em informações digitais.

SCHRINK: Processo de embalar um produto com filme transparente e termo-encolhível.

SEPARATA: Publicação de "reprints" de matérias, pesquisas ou artigos científicos sobre assuntos da área de atuação de determinado produto, para ser distribuída como material de consulta.

SHELF LIFE: Tempo de vida útil de um produto.

SHELF TALK: Mini-cartazete que destaca a presença do produto na gôndola, e chama a atenção do consumidor para as promoções e lançamentos, entre outras ações.

SHOP IN SHOP: Espaço de comercialização de um grupo de produtos, dentro do PDV, com atendimento e check outs próprios.

SHOPPER: Comprador, consumidor.

SILK SCREEN: Processo de impressão por transferência de tinta por intermédio de uma tela de seda ou nylon. Este processo é feito cor a cor.

SIMULAÇÃO: Modelo da peça de merchandising, feita artesanalmente em qualquer material para verificação de dimensão. Fase imediatamente anterior ao protótipo.

SINCOVAGA: Sindicato do Comércio Varejista Paulista.

SKY DANCE: Equipamento composto de material plástico leve e colorido, com motor para ventilação visando acionar o plástico na posição vertical com efeitos de dança no ar.

SKU: Item específico que faz parte de um portfólio de produtos.

SOBRA: Quantidade excedente do pedido gerada na produção de um lote.

SPLASH: Forma gráfica para dar destaque às vantagens ou características de produtos ou serviços.

STAND: Espaço construído especialmente para receber clientes e expor produtos em feiras, congressos e eventos afins.

STAND UP: Display.

STICKER: Pequeno adesivo publicitário.

STOPPER: Peça publicitária que se sobressai perpendicularmente à prateleira ou gôndola.

STORYBOARD: Descrição ilustrada cena a cena do roteiro de filmagem da peça publicitária. Utilizado em TV e Cinema.

STUFFER: Consiste em "pegar carona” em uma mala direta ou correspondência regular (exemplo: extrato de cartão de crédito) para incluir uma ou mais peças promocionais.

T

TAG: Etiqueta.

TAKE ONE: Expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve.

TEASER: Chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicação.

TERMINAL: Ver PONTA DE GÔNDOLA.

TESTEIRA: Estrutura colocada no alto do display ou gôndola, contendo algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.

TIRA OU FITA DE GÔNDOLA/ DISPLAY: Material com mensagem/ imagem impressa em papel, cartão ou poliestireno, devendo ser introduzido em canaletas/ trilhos de displays/ gôndolas ou aparadores/ cantoneiras.

TOMBSTONE: Duas placas de acrílico transparente (coladas) sem base, com logotipo da empresa ou marca.

TOTEM: Peça sinalizadora vertical e longilínea.

TRAÇO: Definição de ilustração ou símbolo em linha, sem meios tons, em PB ou cor chapada.

TRADE MARKETING: A mais importante característica do Trade Marketing é a criação de um relacionamento entre fornecedor e cliente, que vai além da negociação. A prioridade da área não são as questões comerciais e sim o planejamento estratégico a médio e longo prazo.

U

URNA: Caixa destinada a recolher os cupons de participação em uma operação promocional.

V

VACUUM FORMING: Processo que permite obter objetos na forma desejada a partir de termoplásticos pré-aquecidos.

VALE BRINDE: Cédula impressa que dá direito a receber brindes.

VASCA/MESA: Para exposição de produtos promocionais ou legumes e frutas na seção de hortifrutis dos supermercados.

VERNIZ COM RESERVA: Processo de aplicação do verniz U.V. em áreas delimitadas.

VERNIZ U.V.: Verniz seco por radiação ultravioleta, usado em impressão gráfica para melhorar o acabamento.

VETOR: Forma de tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas, diferente das imagens chamadas "mapa de bits" (bitmap), que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Estas imagens podem ser ampliadas ou reduzidas sem perda de qualidade. Formatos comuns: CDR, AI, EPS, CMX, WMF, EMF, entre outras. (Veja mais...)

VINCO: Conformação feita por pressão de uma "faca" sobre o papel ou papelão, para permitir seu dobramento.

VIP: " Very Important Person".

VISUAL AID: Material para apoio visual na abordagem ao médico. Muito semelhante ao broad side quanto ao formato, contém informações importantes quanto a características, pesquisas e benefícios do produto.

VITRINE: Local específico para ambientação e/ou exposição de produtos e peças.

VOLANTE: Material impresso em uma única lâmina de papel de baixa gramatura.

W

WOOBLER: Material confeccionado em acetato com função semelhante ao de um Stopper, mas com um diferencial de se movimentar com deslocamento de ar.

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